ROTAER D-AMDT 44/20 Ver Mudanças

Congonhas ( SBSP ) / SÃO PAULO, SP 23 37 34S/046 39 23W
AD PUB INFRAERO 5S UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 802 (2631)

17R - L4 , L9(2,87) [1] , L10 , L12A - ( 1940x45 ASPH 50/F/B/X/T COMP [2] [15] [16] L14A , L15 ) - L9 [1] , L10 , L12A - 35L

17L - L9 [1] , L10 , L12 - ( 1495x45 ASPH 38/F/B/X/U [3] L14 , L15 ) - L9 [1] , L10 , L12 - 35R

SBCW (SRPV-SP)
COM -
TORRE [7] 118.050 127.150 [13]
SOLO [7] 121.900
TRÁFEGO [7] [10] 120.600
ATIS [8] [6] 127.650
RDONAV -
ILS/DME 17R ISP 109.3 2338.26S/04638.93W
VOR/DME CGO [2] 116.9 2337.65S/04639.28W
ILS/DME 35L ISO 109.70 2337.16S/04639.69W
CMB- [9] TF SER - S1   RFFS - CAT - 7
MET -

[5] [11]

AIS - [14] (11) 5531-7602

RMK -

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
  1. Horário de funcionamento do aeroporto São Paulo/Congonhas será das 09:00 às 02:00.
  2. Entre 0900/1000 UTC e 0100/0200 UTC, serão proibidas as operações de ACFT cujos níveis de ruído estejam em desacordo com os limites estabelecidos nas subpartes “C” e “F” do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBAC 36), equivalentes aos capítulos 3, 5 e 10 do Anexo 16/volume 1 à Convenção de Aviação Civil Internacional e atualizações posteriores.
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Área PRKG HEL Setor W hangar LIDER, dimensão 26 x 26 M resistência 6,0t. Horário de funcionamento 0900-0000
  2. Área PRKG (Box 19) somente embarque e desembarque com permanência máxima de quarenta minutos
  3. Pátio aviação geral CLSD permanecendo 14 PSN para ACFT 09M e 01 PSN para ACFT 12M
  4. TWY OSCAR limitado OPS ACFT com envergadura máxima de 24M
  5. Pista de táxi para acesso à cabeceira da RWY 17R praticável com cautela, sendo compulsória a redução de potência para MNM de táxi entre a primeira curva após a posição nº. 2 e a posição crítica nº. 3. Ver gráfico na sala AIS.
  6. AVBL de PRKG: a. ACFT da aviação geral estarão sujeitas a serem desviadas para outros AD, devido pátio de PRKG e pernoite reduzido. Pátio da aviação geral, situado ao lado da RWY 17L/35R, com capacidade de 43 PSN, assim distribuídas: - 25 PSN para ACFT até 12M de envergadura; - 4 PSN para ACFT até 14M de envergadura; - 8 PSN para ACFT até 15M de envergadura; - 6 PSN para HEL. b. Pátios da aviação geral I e II, situados ao lado da RWY 17L/35R, destinados à estadia de ACFT. Pátio da aviação geral III Área de Manobras, situado ao lado da RWY 17R/35L, destinado à embarque e desembarque de PAX das empresas de Táxi Aéreo que operam com ACFT bimotoras, turboélice ou a jato, por tempo não superior a 01 (uma) hora, quando AUTH pela Administração do AP. c. Todas as PSN para PRKG de ACFT comerciais de empresas NTL e INTL no AP de Congonhas são incluídas no sistema “push-back” d. Somente será permitido o MAX de 40 MIN para permanência nos boxes de PRKG para os FLT DOM regulares.
  7. Área PRKG HEL Setor W hangar LIDER, dimensão 26 x 26 M resistência 6,0t.Horário de funcionamento 0900-0000
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. OBS OBST (antena) montado distante 5667M THR 17R AZM 023DEG ELEV 3369FT
  2. OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD COORD 233623.83S/0463820.95W ELEV 864,94M
  3. OBST MONTADO (MASTRO) NEG LGTD ALT OTP 897,55M (2945FT) NAS COORD 233609.54S/0463749.51W
  4. OBS OBST (torre) BTN THR 17L e 17R, ELEV 39FT.
  5. OBS OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD COORD 233537.83S/0463818.65W ELEV 876,83M
ÁREA DE ATERRISSAGEM DE HELICÓPTERO
  1. Seção RWY 17L/35R na interseção desta com a TWY B, utilizável como área de LDG e DEP de helicópteros
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS AIC sobre Circulação de ACFT em voo VFR na TMA-SP.
  2. LIMITAÇÕES: a) As ACFT sujeitas aos horários de transporte aéreo (HOTRAN) cumprirão, nos pousos e decolagens, o sequenciamento de tráfego estabelecido pelo órgão ATS; b) Somente poderão operar ACFT que possam utilizar as duas RWY para decolagem e pouso. Exceto ACFT de voo domésticos regulares de passageiros; c) A operação de ACFT de asas fixas só será permitida com dois pilotos, exceto as ACFT de CAT TPP, desde que operada por piloto de linha aérea (PLA); d) Os voos domésticos não-regulares de PAX (charter) somente serão AUTH aos SAT SUN e HOL ou fora dos horários de grande MOV a critério da autoridade aeronáutica.
  3. Com finalidade de permitir saída ACFT prontas para DEP nos HR próximos ao fechamento do AD, poderá ser suspensa APCH ACFT que ainda não tenham atingido o auxílio básico do procedimento de modo a garantir o pouso em Congonhas até as 01:45 UTC
  4. Reta final para pouso na RWY 17 deverá ser executada com cautela devido à existência de correntes descendentes próximas à cabeceira.
  5. PROC especiais ATC: a. Por necessidade do fluxo do TFC na TMA SP e/ou no AD, a sequência de acionamento e TAX será dada pelo GNDC São Paulo; b. Nos horários de alta densidade de TFC, será requerido que as ACFT efetuem suas OPS de DEP e ARR com o MNM possível de tempo de ocupação da RWY em uso; c. O APP São Paulo poderá vetorar as ACFT em FLT IFR para APCH visual sempre que as condições MET estiverem igual ou acima de 5KM VIS e 1000FT de teto. Nessa situação, será mantido o FPL IFR da ACFT até o piloto em comando declarar CTC visual com a RWY em uso. d. Nas OPS de ARR, os pilotos não reportarão para a TWR São Paulo a condição de trem de pouso. EXC situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento
  6. Condições especiais de operação: As ACFT cumprindo voos regulares de PAX que não puderem OPR na RWY auxiliar deverão informar esta COND a TWR no primeiro contato.
  7. OBS área de operação SIMUL de ACFT e HEL na FNA da RWY 17 de São Paulo/ Congonhas (Área de Controle Helicóptero), descrita e regulada em AIP Brasil SBSP AD 2.22(Procedimentos para os voos VFR dentro da CTR e Rotas VFR dentro da CTR).
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. Separação composta poderá ser aplicada na APRX final da RWY 17 e/ou rampa de TKOF da RWY 35 de São Paulo Congonhas (SBSP), entre ACFT IFR e HEL VFR em voo na área de controle HEL. Separação composta MIN a ser empregada: 2,5NMx500FT.
  2. ACFT CAT A e B CTC prévio com APP São Paulo ou TWR São Paulo (TRÁFEGO ou SOLO) respectivamente, quando não houver COND LDG/ ARR RWY 17L/35R
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. ACFT CAT A e B CTC prévio com APP São Paulo ou TWR São Paulo (TRÁFEGO ou SOLO) respectivamente, quando não houver COND LDG/ARR RWY 17L/35R
  2. Devido à necessidade de pedido prévio de slot, via Central Integrada de Slots, através dos telefones 0800-2826612 ativada mediante NOTAM
  3. Quando a serviço de Estado (pátrio ou estrangeiro) AD AVBL para OPR LAND/TKOF INTL necessitando de prévia comunicação à administração aeroportuária e dessa para a ANAC, com antecedência mínima de 24 horas (considerando finais de semana e feriados nacionais)
  4. AD não utilizável como alternativa
  5. O acionamento de APU de ACFT ou GPU, dentro do horário de funcionamento do AD, só será permitido em áreas determinadas pela administração do AD
  6. Desde que o operador da ACFT solicite os serviços dos órgãos ATS e da administração do AD, com antecedência MNM de 40 minutos, e apresente à Seção de Aviação Civil do AD de Congonhas (SAC-SP) os documentos que comprovem devidamente a natureza da operação antes da DEP ou após LDG, será permitida a operação BTN 0200/0900 UTC à ACFT: a. transportando ou destinadas a transportar enfermo ou ferido grave; b. transportando órgãos vitais para transplante humano; c.3. engajada em operação de SAR; ou d.4. em operação MIL, assim definida pela autoridade competente.
  7. Com a finalidade de permitir a saída ACFT prontas para DEP nos horários próximo ao fechamento do AD, poderá ser suspensa APCH ACFT que ainda não tenham atingido o auxílio básico do PROC, com a finalidade de garantir LDG em SBSP TIL 0145 UTC
  8. A TWR SÃO PAULO não informará a hora de DEP às ACFT. A instrução quanto à frequência do próximo órgão a ser chamado após a DEP e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de decolagem. Salvo em situações excepcionais, as ACFT deverão manter escuta da FREQ da TWR até o cruzamento da THR oposta à RWY de DEP.
  9. Proibições: a. BTN 1000/1300 e BTN 2100/0000 UTC a OPS de ACFT convencionais EXC SAT, SUN e HOL. b. Planos de voo visuais de ACFT de asas fixas com DEST ou origem neste AD. c. Sede operacional de novas empresas de táxi aéreo e de manutenção. d. FLT de treinamento. e. FLT cargueiros, EXC voos exclusivos para o transporte de malotes bancários. f. Experiências e cheques com quaisquer tipos de ENG de ACFT BTN 0100-1000 UTC;
  10. RWY 35R PRB OPS LDG de ACFT com código de referência 3 e 4 em Condições Meteorológicas de Voo por Instrumento (IMC).
  11. Os seguintes serviços de transporte aéreo são autorizados:
    a) voos domésticos regulares de PAX;
    b) voos domésticos não-regulares (de PAX);
    c) voos não-regulares das empresas de táxi aéreo;
    d) voos da aviação geral.
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
17R 1790 1940 1790 1660 -2,22 S23 37 15
W046 39 38
35L 1790 1940 1790 1660 -2,23 S23 38 03
W046 39 04
17L 1345 1345 1345 1195 -2,22 S23 37 15
W046 39 29
17L 1345 1345 1345 1195 -2,22 S23 37 15
W046 39 02
35R 1345 1345 1345 1195 -2,23 S23 37 54
W046 39 02
COMPL -
  • [1] MEHT: a. RWY 17R - 66FT b. RWY 35L - 61FT c. RWY 17L - 35FT d. RWY 35R - 35FT
  • [2] NO AVBL além de 25NM: Setor 230/240 BLW FL050
  • [3] GROOVING
  • [4] FREQ será utilizada PROC OPR específico HEL
  • [5] EMS SER H24 (confeccionando METAR, SPECI e SYNOP)
  • [6] (DLY 0900-0300)
  • [7] (DLY 0900-0200)
  • [8] D-ATIS
  • [9] (DLY 0800-0200)
  • [10] DCL
  • [11] Autoatendimento
  • [13] FREQ reserva
  • [14] C-AIS - Aceita PLN e suas atualizações por TEL, somente para ACFT/HEL partindo de SBSP e HELPN situados na grande São Paulo; TEL CMA (11) 2112-3461; TEL PLN (11) 5090-9022 e TEL PLN (11) 5531-7602 e 2112-3450
  • [15] GROOVING:
    RWY 17R FST 160M E ÚLTIMOS 90M
    RWY 35L FST 90M E ÚLTIMOS 160M
  • [16] CPA: RWY 17R/35L
TEMP (0)

Suplementos AIP (4)

N0123 | 05/11/20 OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO

- Obstáculo montado (GRUA) iluminado ALT OTP 867M (2845FT) AMSL nas coordenadas 233522.07S/0464102.83W (SÃO PAULO, SP).

Período: De 05 de novembro de 2020, 0000 UTC até 30 de janeiro de 2021, 0300 UTC.
Ref: AIP AD 2.23 (RPLC N221/18)

N0059 | 23/04/20 DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TÁXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO

- Ponto de verificação de receptor no solo VOR/DME CGO 116.90MHZ/CH116X NEG AVBL.

Período: De 23 de abril de 2020, 0000 UTC até 05 de março de 2021, 2000 UTC.
Ref: AIP AD 2.8

N0221 | 08/11/18 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- Obstáculo montado (guindaste) iluminado altitude no topo 867m (2845FT) AMSL nas coordenadas 233522.07S/0464102.83W (SAO PAULO, SP).

Período: De 08 de novembro de 2018, 0000 UTC até 30 de novembro de 2020, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.23

N0165 | 16/08/18 PROCEDIMENTOS DE VOO

- Alterações nos procedimentos de voo. Ver anexo.

Período: De 16 de agosto de 2018, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2023, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.22 (RPLC SUP N096/18)

Anexo


NOTAM (27)

AGA

Z1220/19 N 18/10/2019 13:25
THR 17R CORRIGIR COORD PARA 23°37'15,4175''S/046°39'37,5332''W E ELEV PARA 2590FT
REF: AIP BRASIL AD 2
AIP MAP ADC
IAC ILS Y OU LOC Y RWY 17R, ILS Z OU/OR LOC Z RWY 17R, RNAV (GNSS) Z RWY 17R, RNAV (RNP) X RWY 17R, VOR Z RWY 17L/17R

D1856/20 N 16/11/2020 21:43
TWY MIKE CLSD BTN PSN 03 E PSN 05 DEVIDO DESAGREGACAO DO PAVIMENTO

D1749/20 R D1746/20 29/10/2020 13:34
TWY ALFA E TANGO CLSD DEVIDO OBRAS

D1748/20 R D1449/20 28/10/2020 22:10
RWY 17R/35L CLSD DEVIDO OBRAS

D1586/20 N 01/10/2020 20:54
RWY 35R PRB OPS LDG DE ACFT COM CODIGO DE REFERENCIA 3 E 4 EM CONDICOES METEOROLOGICAS DE VOO POR INSTRUMENTO (IMC)


ATM

Z4152/17 N 28/12/2017 19:00
IAC ILS Y OU LOC Y RWY 17R MODIFICAR NA PLANTA E NA VISTA DE PERFIL HDG FAF E
APCH INTERMEDIARIA DE 168 PARA 169
REF.: AIP-MAP

Z2588/17 R Z1248/16 25/08/2017 22:23
ATIS D-ATIS (DATA LINK ATIS) HR SER 0900-0300 INSTL
REF: AIP MAP PDC, VAC, SID (TODAS), STAR (TODAS), IAC (TODAS)

Z1998/18 N 08/11/2018 19:56
SID RETIRADO NO QUADRO DE RMK AS INFO DE MNM PARA DEP
REF: AIP MAP SID (TODAS)

Z1447/19 N 17/12/2019 13:58
STAR RNAV CPN 2A 17L/17R E RNAV CPN 2B 35L/35R FIXO UGOVU MODIFICAR ALT PARA LVL MNM FL190 E LVL MAX FL200

Z0197/19 N 12/03/2019 23:07
1-STAR CPN 1B RWY 17R/17L
2-STAR CPN 1B RWY 35R/35L
MODIFICAR NDB RCL PARA WPT GERTU NA PLANTA E NA DESCRICAO TEXTUAL DO SEGUIMENTO
REF.: AIP-MAP

D1841/20 R D1840/20 11/11/2020 18:40
IAP NEG AVBL:
1- RNP RWY 17R (AR)
2- RNP RWY 35L (AR)

D1784/20 R D1646/20 03/11/2020 19:20
SID RNAV IMBID 2A - PUKRA 2A RWY 17R/17L,
SID RNAV PORBI 2A RWY 17R/17L
PROCEDIMENTO LVTO NEG AVBL

D1568/20 R D1455/20 28/09/2020 21:04
PROC APCH VFR (VAC RWY 17/35) - ALT CIRCUITO DE TFC
DE ACFT ASAS FIXAS MODIFICADO DE 1000FT PARA 1100FT


CNS

Z1540/16 N 12/05/2016 18:09
NDB IB 240KHZ RETIRADO

REF: AIP-MAP: SID IMBID 1B - PUKRA 1B RWY 17L/17R,
SID IMBID 1B - PUKRA 1B RWY 35L/35R,
SID NINVU 1B 35L/35R,
STAR SAT 1B - VUDBU 1B 35L/35R,
STAR SALTU 1B RWY 17L/17R

Z0783/19 N 02/07/2019 14:45
NDB DAD 200KHZ RETIRADO
REF:
AIP BRASIL:
ENR 4.1
ENRC L2 H2
AD 2.19
AIP MAP:
IAC VOR Z RWY 35L/35R
IAC ILS Y OU LOC Y RWY 35L
IAC ILS X OU LOC X RWY 35L
SID IMBID 1E PUKRA 1E 35L/35R
SID IMBID 1F PUKRA 1F 17R/17L
SID PORBI 1C 17R/17L

D1796/20 N 05/11/2020 18:52
DME ASSOCIADO AO ILS ISO RWY 35 U/S DEVIDO SER MAINT

D1781/20 N 03/11/2020 17:50
ILS LLZ ISO 109.70 RWY 35L U/S DEVIDO SER MAINT


NAV

D1859/20 N 17/11/2020 18:31
AREA RESTRITA TEMPORARIAMENTE (SHOW PIROTECNICO) CENTRO COORD 233625.41S/0464138.01W (SAO PAULO, SP) RAIO 45M ACT

D1835/20 N 10/11/2020 20:50
UA (FLT RPA) ACONTECERA CENTRO COORD 233756S/0463831W (SAO PAULO, RJ) RAIO 150M RTO


OTR

D1870/20 N 19/11/2020 19:48
OBST (MASTRO) NEG LGTD COORD 23372.49S/0463821.00W HGT 73M (240FT) ALT 888M (2914FT) MONTADO

D1860/20 R D1354/20 17/11/2020 19:08
OBST (MASTRO) NEG LGTD COORD 233925S/0463918W ALT 39,50M (129FT) MONTADO

D1762/20 R D1413/20 29/10/2020 20:59
OBST (MASTRO) LGTD 60.75M (199FT) HGT NAS COORD 233751S/0463832W (SAO PAULO, SP)

D1681/20 N 19/10/2020 22:48
OBST (MASTRO) LGTD 872.99M (2684FT) HGT NAS COORD 233740.40S/0463951.23W (SAO PAULO, SP)

D1680/20 N 19/10/2020 21:58
OBST (MASTRO) LGTD ALT OTP 867,00 M (2845 FT) AMSL NAS COORD 233812S/0463815W (SAO PAULO, SP) MONTADO

D1643/20 N 09/10/2020 23:20
OBST (GRUA) LGTD COORD 233233.68S/0463438.71W ALT OTP 973,60M (3200FT) MONTADO

D1396/20 R D0842/20 31/08/2020 19:33
OBST MONTADO (GUINDASTE) LGTD 775M (2545FT) HGT NAS COORD 233625S/0463950W (SAO PAULO, SP)

D1122/20 N 17/07/2020 23:07
OBST MONTADO (GRUA) LGTD 100M (329FT) HGT NAS COORD 233607S/0463934W (SAO PAULO, SP)


Nascer/Por do Sol

08:11

21:35


METAR

240900Z 11007KT 9999 SCT023 18/14 Q1023=

TAF

232215Z 2406/2418 12007KT 9999 BKN015 TN16/2409Z TX28/2417Z PROB30 2406/2411 14002KT 8000 NSC BECMG 2411/2413 15005KT BKN025 TEMPO 2414/2418 SCT040 RMK PHM=


Cartas (30)

ADC


AOC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (32)


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